Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Ensino lúdico de lógica de programação e informática básica para alunos do ensino fundamental
Júlia Nicola Gualeve, Gabriela dos Reis Bueno, Patrick Oliveira de Andrade

Última alteração: 2020-05-12

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise dos resultados obtidos nas oficinas realizadas pelo Grupo ELLP para alunos do ensino fundamental da região de Cornélio Procópio nos segundo semestre de 2018 e primeiro semestre de 2019. As oficinas tiveram como objetivo o ensino de lógica de programação e conceitos de informática básica de forma lúdica, por meio da plataforma Lego® Mindstorms®. Os alunos convocados foram os que estavam entre o sexto e sétimo ano nos colégios André Seugling, Castro Alves, Monteiro Lobato, 3.º Colégio da Polícia Militar e Zulmira Marchesi. Ao todo, ocorreram 23 oficinas de Lego e 23 oficinas de informática básica, ministradas uma vez por semana no decorrer dos semestres. As ferramentas escolhidas para utilização nas oficinas apresentaram-se como uma metodologia de ensino estimulante no interesse dos alunos. No final das oficinas, foi possível notar uma evolução no aprendizado dos alunos diante da forma na qual o conteúdo foi lecionado com atividades práticas lúdicas.

Palavras-chave


Tecnologia; Aprendizagem; Programação

Texto completo: PDF