Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Ações para desenvolvimento de metodologia de melhoria de ensino aprendizagem aplicada a Engenharia de Produção – “O Jogo da Graduação”.
ANDREZA RODRIGUES COSTA, Daiane Maria de Genaro Chiroli, Rebeca Pontes Páschoa, Pedro Henrique de Oliveira Pinto, Ademir Resmini

Última alteração: 2020-05-12

Resumo


Diante da globalização e da revolução tecnológica, existe um constante e acelerado acesso às informações, impactando de modo direto a maneira de ensinar adolescentes e jovens. Deste modo a adoção de metodologias participativas tem contribuído para a integração dos conhecimentos práticos e teóricos. Portanto, o presente projeto tem como objetivo, a partir da compreensão de quais são e como são aplicadas as metodologias ativas de ensino utilizadas pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, propor a aplicação de uma metodologia que vise apresentar de maneira ativa um maior entendimento sobre o curso de Engenharia de Produção na instituição e suas áreas de atuação, através de um jogo de tabuleiro – “Jogo da Graduação”. O jogo é composto por cinco etapas que representam o período de graduação e permitem a compreensão de como o curso é em sua totalidade, baseado em uma abordagem didática por meio de exemplos de projetos e disciplinas cursadas na instituição.


Palavras-chave


Metodologia. Práticas. Ativas. Jogo.

Texto completo: PDF