Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Implementando práticas experimentais de física no ensino médio em escolas públicas
ANA CAROLINE PEREIRA DA SILVA, EDENIZE SODRÉ DOS SANTOS, JESÚS MARIA HERAZO WARNES, ALINE SAMPAIO PEREIRA, DANIELA FERNANDES DA CUNHA, NATALIA ARISSA FUJITA, TATIANE NASCIMENTO MOTTA, VICTOR HUGO CORRÊA, THAIZA RENATA SANCHEZ, LANA CINDY COSTA FALQUETO

Última alteração: 2020-05-12

Resumo


A física é uma matéria considerada complexa por muitos estudantes, mas muitos não sabem que ela está presente em grande parte do cotidiano da população. A realização de experimentos e exemplos práticos torna a compreensão dos conceitos físicos mais acessível e os aproxima da realidade. Com isso, o objetivo do projeto foi realizar a construção de alguns experimentos de baixo custo (por exemplo, o Trem Magnético, a Bobina de Tesla, a Catapulta de Trebuco, Nuvem na Garrafa, Máquinas de Ondas, Caneca assustada, Torre de Pisa) envolvendo conceitos físicos que vão desde eletromagnetismo,  mecânica, termodinâmica até a teoria ondulatória, e apresenta-los a alunos matriculados nos ensinos médios de algumas escolas do município de Apucarana – PR. Além de despertar o interesse dos alunos, esses experimentos podem servir como uma ferramenta pedagógica para os professores.


Palavras-chave


Ensino de Física. Experimentos. Aprendizagem.

Texto completo: PDF