Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Espaço tecnológico de baixo custo: estudo de caso de montagem de computadores para uma área de convivência
Caio dos Santos Feitoza, Vitor Gabriel Bau Balsanello, Yuri Kaszubowski Lopes, Francisco Carlos Monteiro Souza, Rafael Alves Paes de Oliveira, Rodrigo Tomaz Pagno

Última alteração: 2020-05-14

Resumo


Neste artigo, relatamos um estudo de caso sobre a implantação de computadores construídos usando lixo eletrônico em uma área de convivência universitária. O ritmo acelerado de desenvolvimento de tecnologia reduz o tempo de vida dos computadores e acelera a produção de lixo eletrônico como nunca antes. Além disso, a fabricação de novos equipamentos para atender à demanda dos consumidores e o processo de reciclagem de materiais de equipamentos antigos aumenta as emissões de poluentes.
Este trabalho tem o objetivo de amenizar estes problemas, estendendo a vida útil de computadores antigos, que seriam descartados como lixo eletrônico. O impacto positivo desta solução está distribuído em três aspectos principais: ecológico, econômico e social. Ecológico, pois reduz a necessidade de comprar e, portanto, fabricar novos equipamentos para atender à demanda da Universidade; o equipamento mais ecológico é aquele que não precisa ser produzido. Econômico, pois reduz os gastos com novos equipamentos. Social, pois fornece acesso a computadores para os alunos e à comunidade. Coletamos e analisamos peças de computadores descartadas pela Universidade e doadas pelo setor público e privado, seguidas da montagem e instalação dos softwares necessários. Finalmente, os computadores são testados e implantados. Na primeira fase deste projeto, implantamos dez máquinas de trabalho na área de convivência.

Palavras-chave


Sucata-eletrônica; Meio Ambiente; Tecnologia

Texto completo: PDF