Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Demonstração de conceitos através de experimentos de física e química na escola
Eduardo Cesar Boff, Ana Paula de Oliveira, Andriele da Mota Duarte, Jhefferson Luiz Schiavini, Jeconias Rocha Guimarães, Vinicius Froner Lacerda, Luana Roberta Rabello

Última alteração: 2020-05-12

Resumo


Projetos voltados para a comunidade externa são de grande valor no contexto social,especialmente na UTFPR Francisco Beltrão. Isso se dá pela importância de divulgar ainstituição, que sofre com a baixa procura nos últimos anos. Neste sentido, elaboramoseste projeto focado para alunos do 9º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensinomédio de 3 escolas da rede pública de educação em Francisco Beltrão. Focamos noobjetivo de melhorar o rendimento dos alunos nas aulas, além de proporcionar o contatoentre os acadêmicos da UTFPR e a comunidade externa. As 9 ações executadas peloprojeto se deram de abril/2018 a março/2019, envolvendo 50 acadêmicos. Oplanejamento das ações deu-se por meio de discussão de assuntos relacionados com aementa curricular das disciplinas de física e química de cada turma, seguida pelaelaboração de um material didático. Finalmente, a apresentação se dava no formato demetodologias ativas, que envolviam experimentos, demonstrações e software educativo.Questionários foram distribuídos após as ações para a avaliação do projeto. Comoresultados, citamos o interesse e o engajamento dos alunos e, por meio dos dadoscoletados, uma boa aceitabilidade do projeto.

Palavras-chave


Ensino. Metodologias ativas. Extensão.

Texto completo: PDF