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Acolhimento Linguístico para falantes de outras línguas
MILENA RUARO, Susiele Machry da Silva

Última alteração: 2020-05-12

Resumo


Resumo

Por motivos diversos, como a miscigenação, oportunidades de trabalho dentre outros, o país tem atualmente recebido um grande número de imigrantes, principalmente Haitianos e Venezuelanos. A oferta de língua portuguesa a esses grupos, tem se tornado cada vez mais emergente e necessária. Frente a isso, o presente trabalho tem por finalidade tratar do ensino e aprendizagem do Português como língua adicional para falantes de outras línguas, desenvolvendo práticas voltadas à compreensão oral, escrita, leitura, e conversação. Com o propósito de oferecer subsídio aos alunos, o projeto conta com a elaboração de material didático, ofertando aulas semanais para turmas e aulas individuais, por meio de parceria com alunos do curso de graduação em Letras. Como suporte teórico, utiliza-se as discussões acerca do acolhimento linguístico, com o auxílio dos princípios de Leffa (2014) e Nóbrega (2010), para esclarecer questões relativas à aquisição de uma segunda língua.

PALAVRAS-CHAVE: Acolhimento Linguístico, Português como língua adicional, Ensino e Aprendizagem.

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