Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Elaboração de recursos didáticos de inglês na UTFPR: contribuições na formação inicial de professores
DANIELA DALA ROSA, Marcele Garbin Dagios

Última alteração: 2020-05-12

Resumo


O presente trabalho analisa as contribuições do projeto de extensão “O Inglês e a Internacionalização da UTFPR Pato Branco: Elaboração de recursos didáticos para a comunidade interna e externa”. O projeto objetiva a produção e divulgação de conhecimentos sobre e na Língua Inglesa através dos materiais didáticos produzidos pelos participantes, a fim de auxiliar na formação inicial de professores de Língua Inglesa, bem como na oferta de oficinas aos professores da rede básica de ensino em parcerias com a Secretaria Municipal de Educação e o Núcleo Regional de Educação NRE – Pato Branco. Como suporte teórico, utilizaram-se Tomlinson (2016), para abordar o processo de elaboração de materiais didáticos, e Leffa (2008), Villaça (2009) e Oliveira (2008) pata orientar a produção dos recursos didáticos. A pesquisa tem caráter qualitativo, embora também sejam utilizados dados quantitativos, por meio da utilização de questionário com os participantes do projeto e análise de atividade elaborada pelo grupo. Os resultados demostram que o projeto contribui não só na formação linguística da comunidade interna e na formação inicial de professores de inglês, mas também na comunidade externa, uma vez que os conhecimentos produzidos são compartilhados com a comunidade envolvida na esfera educacional, trazendo melhorias à sociedade em geral.


Palavras-chave


Materiais didáticos. Formação de professores. Língua Inglesa. Extensão.

Texto completo: PDF