Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

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Comparativo entre metodologias de ensino de informática para pessoas da terceira idade
Amanda Oliveira da Silva, Alexandre Augusto Giron

Última alteração: 2020-05-12

Resumo


A evolução da tecnologia implicou na popularização da informática e da internet. Hoje em dia é muito prático, por exemplo, a comunicação entre duas ou mais pessoas, basta mandar uma mensagem, fazer uma ligação no privado ou em algum grupo de conversa em uma rede social. Os mais jovens são os que detém maior domínio no uso dessas inovações. Contudo, idosos encontram dificuldades no manuseio de dispositivos, tais como os computadores e celulares atuais, fato que acaba passando despercebido gerando assim uma exclusão social. O Projeto Infoação busca incluir pessoas da terceira idade para o uso dessas tecnologias através de cursos de aprendizado. Em 2018, foi realizado um curso de informática básica em computadores no ambiente laboratorial de informática. As aulas foram divididas em módulos, nos quais foram explicados cada tópico contido no mesmo e em seguida a prática do que foi apresentado. No ano de 2019, foi ministrado um curso básico sobre smartphone, utilizando a metodologia focus group. A partir do feedback realizado no final das formações, os resultados mostram que 87,5% e 50% das avaliações de feedback classificaram os cursos como “ótimo” nas turmas de 2018 e 2019, respectivamente.


Palavras-chave


Ensino de informática. Terceira idade. Inclusão digital.

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