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Jogos educativos para o ensino da disciplina de matemática
ANNELISE CABRAL

Última alteração: 2020-05-12

Resumo


O projeto, realizado por estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em parceria com a ONG CEPES – Apucarana que acolhe meninas carentes em situação de vulnerabilidade e visou reduzir as deficiências de ensino-aprendizagem que corroboram os altos índices de evasão escolar. O trabalho envolveu as disciplinas de matemática, química e física, por meio de jogos educativos e experimento interdisciplinar abordando tanto as operações básicas, que são essenciais para o desenvolvimento de conteúdos, e colocando em prática as matérias abordadas em sala de aula. Os resultados apontaram que a implementação dos jogos e experimento potencializou o desempenho escolar e uma melhoria significativa no interesse das atendidas pelo aprendizado. Contudo, além da falta das dificuldades de aprendizagem há outras causas da evasão escolar, mostrando que somente melhorar a educação das meninas não é suficiente, é necessário gerar oportunidade para a população de baixa renda mudar sua situação financeira, para que seja possível a redução da desigualdade no Brasil.


Palavras-chave


Qualidade do ensino; Jovens carentes; Jogos;

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