Última alteração: 2020-05-12
Resumo
O projeto, realizado por estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em parceria com a ONG CEPES – Apucarana que acolhe meninas carentes em situação de vulnerabilidade e visou reduzir as deficiências de ensino-aprendizagem que corroboram os altos índices de evasão escolar. O trabalho envolveu as disciplinas de matemática, química e física, por meio de jogos educativos e experimento interdisciplinar abordando tanto as operações básicas, que são essenciais para o desenvolvimento de conteúdos, e colocando em prática as matérias abordadas em sala de aula. Os resultados apontaram que a implementação dos jogos e experimento potencializou o desempenho escolar e uma melhoria significativa no interesse das atendidas pelo aprendizado. Contudo, além da falta das dificuldades de aprendizagem há outras causas da evasão escolar, mostrando que somente melhorar a educação das meninas não é suficiente, é necessário gerar oportunidade para a população de baixa renda mudar sua situação financeira, para que seja possível a redução da desigualdade no Brasil.