Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Aproximação da Eletrônica nas escolas
EMERSON KAZUYOSHI KANEDA, LEONARDO YUKIO OHE

Última alteração: 2020-05-12

Resumo


No atual cenário educacional brasileiro é evidente a falta de aulas práticas na disciplina de física nas turmas do ensino médio, o que acarreta no desinteresse do aluno em seguir nas áreas de tal vínculo posteriormente no ensino superior, tais como as engenharias de forma geral. Uma proposta desenvolvida pelo GET (Grupo de Educação Tutorial), a fim de atrair novos alunos para o curso de Engenharia Eletrônica é colocar em prática os conteúdos passados pelo MEC sobre o ensino de física de forma mais recreativa e atrativa e prática, trazendo aulas que aproximem os conhecimentos do ensino médio com o superior de forma experimental. Dessa forma o estudante tem a oportunidade de ter um contato com a universidade e aulas preparatórias que auxiliam nos vestibulares, além de ter experiências com eletrônica. No final é desenvolvido um projeto em grupos de um robô segue-linha e realizada uma competição entre as equipes.


Palavras-chave


Ensino médio; Práticas; Aulas; Eletrônica.

Texto completo: PDF