Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
A experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de Química
GIOVANNA CONRADO QUADROS, REGIANE DA SILVA GONZALEZ

Última alteração: 2020-05-12

Resumo


Esse trabalho teve como foco de pesquisa, a experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências. A pesquisa foi aplicada nos anos iniciais do ensino médio da Educação Básica. A princípio foi feita uma análise da contribuição da experimentação como processo de ensino-aprendizagem para o Ensino de Ciências, em específico o ensino de Química. Tendo como objetivo analisar como a experimentação pode contribuir para a qualidade no ensino de Ciências, colaborando no processo de ensino-aprendizagem, quando percebida como ferramenta didático-pedagógica capaz de contribuir para uma aprendizagem significativa e de colaborar para a apresentação de situações-problemas de forma auxiliar na construção do conhecimento. A pesquisa foi feita com a aplicação de aulas de experimentais que abordavam conceitos de densidade. Esse processo aconteceu em turmas do primeiro ano  ensino médio da rede estadual de ensino na cidade de Campo Mourão-PR e foi seguido de avaliações, em forma de questionário quantitativo, que serviram de base para compilar os resultados.

PALAVRAS-CHAVE: Experimentação. Aprendizagens. Ensino de Ciências.


Palavras-chave


PALAVRAS-CHAVE: Experimentação. Aprendizagens. Ensino de Ciências.

Texto completo: PDF