Última alteração: 2020-05-12
Resumo
Esse trabalho teve como foco de pesquisa, a experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências. A pesquisa foi aplicada nos anos iniciais do ensino médio da Educação Básica. A princípio foi feita uma análise da contribuição da experimentação como processo de ensino-aprendizagem para o Ensino de Ciências, em específico o ensino de Química. Tendo como objetivo analisar como a experimentação pode contribuir para a qualidade no ensino de Ciências, colaborando no processo de ensino-aprendizagem, quando percebida como ferramenta didático-pedagógica capaz de contribuir para uma aprendizagem significativa e de colaborar para a apresentação de situações-problemas de forma auxiliar na construção do conhecimento. A pesquisa foi feita com a aplicação de aulas de experimentais que abordavam conceitos de densidade. Esse processo aconteceu em turmas do primeiro ano ensino médio da rede estadual de ensino na cidade de Campo Mourão-PR e foi seguido de avaliações, em forma de questionário quantitativo, que serviram de base para compilar os resultados.
PALAVRAS-CHAVE: Experimentação. Aprendizagens. Ensino de Ciências.