Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Modelagem como ferramenta de inclusão
Tifane Nascimento Rodrigues de Souza, Patricia Aparecida de Almeida Spaine, Nelio Pinheiro

Última alteração: 2020-05-14

Resumo


O presente artigo tem como objetivo mostrar o quão valioso é o projeto de extensão desenvolvido na UTFPR-AP pelo curso de design de moda, juntamente com o grupo de mães da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), realizado todas as quartas-feiras no período vespertino. Ocorrem aulas de modelagem, corte e costura, e ainda introduzimos um pouco de prototipia para auxiliar no produto final. Todas as peças confeccionadas são para as crianças que possuem diversos tipos de deficiências. Sendo assim, a modelagem produzida tem como foco solucionar os problemas que essas mães enfrentam na hora de comprar e vestir suas crianças. O projeto surgiu com o intuito de qualificar mulheres que dedicam 100% do seu tempo no crescimento de seus filhos, a fim de projetarem rouparias funcionais. Analisando que cada criança possui uma deficiência específica, viu-se a necessidade de ensiná-las na elaboração dessas modelagens.


Palavras-chave


Modelagem. Inclusão. Ergonomia.

Texto completo: PDF