Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
O uso de redes sociais e aplicativos móveis para melhorar o ensino da matemática
Isabella da Silva Brocardo, Caroline Dall Angol, Adriana Sbardelotto Di Domenico

Última alteração: 2020-05-12

Resumo


A matemática é uma ferramenta de extrema importância em diversas áreas do conhecimento, sendo assim, lacunas no aprendizado dessa disciplina geram impactos em muitos aspectos. As dificuldades no aprendizado estão ligadas a diversos fatores, desde início da vida escolar dos alunos. Com o objetivo de melhorar o ensino da matemática, as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) surgem como uma forma de auxiliar os professores dentro e fora da sala de aula, trazendo uma abordagem diferenciada e mais próxima do dia-a-dia dos estudantes. Esse artigo tem como objetivo relatar a realização de uma oficina sobre a criação de blogs através da plataforma Blogger, e a construção de um livro, com tutoriais sobre aplicativos e redes sociais e suas utilizações, das séries iniciais ao ensino superior. A oficina foi desenvolvida por uma bolsista de extensão com auxílio da orientadora para professores universitários em sua semana de capacitação. Já a construção do livro teve a participação de bolsistas de extensão e protagonismo estudantil. O livro, que atualmente está em etapa de publicação, conta com uma revisão bibliográfica introdutória a respeito das TIC e tutoriais de instalação e uso de 43 aplicativos e 3 redes sociais.


Palavras-chave


Mídias sociais, TIC, Aprendizagem ativa

Texto completo: PDF