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LogiCat: aprendendo lógica de programação com Scratch
Última alteração: 2020-05-12
Resumo
Em uma realidade cada vez mais conectada por meio de tecnologias computacionais, se vê
necessário cada vez mais a percepção de como tais tecnologias funcionam e como
podemos nos aproveitar destas, principalmente por parte dos jovens. Dessa forma, este
trabalho demonstra como se decorreu uma série de oficinas com o intuito de ensinar
conceitos de lógica de programação para crianças do Ensino Fundamental I. Sendo
utilizado como ferramenta de ensino a plataforma Scratch do MIT, onde foram possíveis
desenvolver projetos lúdicos junto dos alunos utilizando dos principais paradigmas de
linguagens computacionais. No fim, todas as oficinas ministradas culminaram no
desenvolvimento de projetos individuais, onde foram aplicados todo o conhecimento
adquirido previamente. Apesar das dificuldades enfrentadas ao longo do semestre, o
objetivo principal se manteve e pontos que devem ser reforçados foram notados,
ocasionando um novo aprendizado não só para as crianças, mas também para os
acadêmicos voluntários.
necessário cada vez mais a percepção de como tais tecnologias funcionam e como
podemos nos aproveitar destas, principalmente por parte dos jovens. Dessa forma, este
trabalho demonstra como se decorreu uma série de oficinas com o intuito de ensinar
conceitos de lógica de programação para crianças do Ensino Fundamental I. Sendo
utilizado como ferramenta de ensino a plataforma Scratch do MIT, onde foram possíveis
desenvolver projetos lúdicos junto dos alunos utilizando dos principais paradigmas de
linguagens computacionais. No fim, todas as oficinas ministradas culminaram no
desenvolvimento de projetos individuais, onde foram aplicados todo o conhecimento
adquirido previamente. Apesar das dificuldades enfrentadas ao longo do semestre, o
objetivo principal se manteve e pontos que devem ser reforçados foram notados,
ocasionando um novo aprendizado não só para as crianças, mas também para os
acadêmicos voluntários.
Palavras-chave
Lógica de Computador; Criatividade; Construcionismo
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