Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Meditando na graduação: primeiras lições
Sílvia Amélia Bim, Adriana Maria Wan Stadnik

Última alteração: 2020-05-12

Resumo


A meditação é reconhecida mundialmente como uma prática para promover a saúde mental. Além disto, os benefícios para o desenvolvimento de foco, concentração e de habilidades cognitivas também são reconhecidos e valorizados. Desta forma, diversas instituições promovem sua oferta e prática. Entre elas, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná que cria e apoia diversas iniciativas. Uma destas iniciativas é descrita neste artigo. O Projeto de Extensão Meditando na Graduação leva a prática da meditação para dentro da sala de aula e é conduzido pelo Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares do campus de Curitiba. As atividades deste projeto foram iniciadas em março de 2019 em seis turmas distintas de graduação. Neste artigo a experiência vivenciada em três disciplinas é compartilhada e analisada sob dois aspectos: participação e gênero. Os resultados indicam um significativo engajamento de duas turmas, principalmente das mulheres. O momento da prática sugere uma influência na participação de estudantes.


Palavras-chave


Meditação. Saúde Mental. Práticas Integrativas.

Texto completo: PDF