Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de um recurso de tecnologia assistiva para favorecer a comunicação de crianças com deficiência
Leonardo Hideo Takaoka, Thiago Cristian da Cunha, Carolina Ribeiro Rodrigues, Jáima Pinheiro de Oliveira

Última alteração: 2020-05-12

Resumo


Este trabalho trata-se da apresentação dos resultados, obtidos até o momento, do desenvolvimento de um robô que seja capaz de interagir com crianças do público-alvo da Educação Especial, neste primeiro momento, mais especificamente, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto, o qual está sendo desenvolvimento em conjunto com a professora Jáima Pinheiro de Oliveira da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília, é um subprojeto do programa PRONARRAR (OLIVEIRA; BRAGA, 2012), o qual propõe uma metodologia que favorece o desenvolvimento da leitura e produção textual por meio da narração de histórias com base em quatros gravuras/imagens (cenário, tema, enredo e resolução) que são apresentadas as crianças. Nesse contexto o robô será o incentivador e guia da criança. O robô terá o formato de uma tartaruga e utilizará a plataforma Arduino e identificará as gravuras por meio da Tecnologia RFID. Atualmente a proposta se encontra em desenvolvimento, sem uma versão finalizada, mas se mostra capaz de trazer bons resultados visto a sua simplicidade e acessibilidade.



Palavras-chave


Educação especial. Transtorno do espectro autista. Arduino.

Texto completo: PDF