Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Uso de Podcasts como Recursos Educacionais Abertos para o ensino-aprendizagem de Português para Falantes de Outras Línguas
CAROLINE SOUZA, LETÍCIA CAROLINE DE OLIVEIRA, FERNANDA DEAH CHICHORRO BALDIN

Última alteração: 2020-05-12

Resumo


O material didático é um insumo imprescindível ao contexto de aula, servindo também como auxílio para os agentes desse espaço. Ao se considerar tal proposição, este trabalho se propõe a discutir tal conceito e apresentar a organização de um conjunto de episódios de Podcasts como Recursos Educacionais Abertos para o ensino-aprendizagem de Português para Falantes de Outras Línguas desenvolvidos a partir do livro Novo Avenida Brasil 2 e de Elementos Provocadores da parte oral do exame de proficiência Celpe-Bras. Para o desenvolvimento metodológico houve quatro momentos: planejamento, seleção, gravação/edição e desenvolvimento de material de apoio. Ao final, foram produzidos 20 episódios, 12 baseados nas unidades do livro didático e 8 baseados em diferentes temas presentes nos elementos do Celpe-Bras.


Palavras-chave


PFOL (Português para Falantes de Outras Línguas). Recursos Educacionais Abertos (REA). Podcast.

Texto completo: PDF