Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), IX Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Ensino de Matemática na Educação Infantil: uma experiência na formação continuada de professores
ANNA LUIZA ZUCCO, Janecler Aparecida Amorin Colombo

Última alteração: 2020-05-12

Resumo


O projeto de extensão “Ressignificando o ensino da matemática na Educação Infantil: a formação dos professores em foco” da UTFPR- Pato Branco, com parceria da Prefeitura Municipal de Pato Branco, teve como objetivo principal promover a reflexão dos participantes sobre a matemática nos processos de ensino na escola a partir de um ambiente de formação continuada, integrando professores universitários e professores da Educação Infantil. A principal ação deste projeto foi desencadear um curso de extensão, ao longo do ano letivo de 2018 aos professores deste nível educacional, que culminou com uma nova proposta apresentada e aplicada em 2019. Neste sentido, o presente artigo tem como intuito apresentar alguns aspectos de melhorias no curso e as novas perspectivas para a Educação Infantil que foram possibilitadas pelo desenvolvimento deste projeto, por meio da descrição de uma das tarefas desenvolvidas, dentre as várias que fizeram parte do curso desde 2018 até o momento. Esta tarefa, intitulada como “A boneca: Princesa Sofia” utilizou materiais recicláveis na sua confecção e proporcionou a discussão de conteúdos como: classificação, seriação, quantificação, identificação de figuras geométricas, dentre outras. Foi possível observar que após as adaptações nos encontros, nos quais os professores começaram a desenvolver e criar os materiais manipuláveis e jogos utilizados no curso de extensão, estes se tornaram ainda mais participativos e criativos para as próximas atividades.


Palavras-chave


Formação de professores. Ensino da matemática. Educação Infantil.

Texto completo: PDF