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Fortalecimento do ensino-aprendizagem para meninas carentes em situação de vulnerabilidade
Maria Isabella Lima Garção, Gisely Luzia Ströher, Gylles Ricardo Ströher

Última alteração: 2020-11-16

Resumo


A alta deficiência no investimento em infraestrutura e capacitação de professores corrobora para as evidentes deficiências de aprendizagem em muitos estudantes da rede pública de ensino. Adicionalmente, muitos estudantes de instituições públicas não têm um familiar ou algum auxílio extra para sanar dúvidas sobre a defasagem do ensino-aprendizagem o que colabora para a desistência escolar. Este trabalho foi feito com estudantes e servidores da UTFPR, Câmpus Apucarana, e com a ONG CEPES Apucarana no intuito de auxiliar estudantes com baixo desempenho escolar a reparar a defasagem de ensino e estimular o aprendizado de meninas carentes em situação de vulnerabilidade acolhidas pela ONG. O auxílio às estudantes acolhidas pela ONG foi realizado semanalmente reparando as dificuldades em matemática, química e física. Neste estudo ficou evidente que as deficiências em matemática comprometiam o interesse das meninas acolhidas pela ONG para aprender novidades em outras disciplinas (química e física) que necessitavam de conhecimento matemático. Contudo, o trabalho ofereceu auxílio e apoio para que as alunas acolhidas pela ONG melhorassem o seu desempenho estudantil.

Palavras-chave


Ensino básico; Meninas carentes; Ensino-aprendizagem

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