Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), X Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Fundamentos da lógica de programação para alunos do ensino médio: um relato da terceira edição
André Francisco Pastório, João Pedro Pastório, Luiz Gustavo Weber Thums, Rafael Kenzo Furuta Iijima, Thiago Vinney Oliveira Almeida, Sara Rico Bocato Marin, Rosane Fatima Passarini, Tatiany Mottin Dartora, Jefferson Gustavo Martins

Última alteração: 2020-11-16

Resumo


Este artigo apresenta as atividades realizadas na terceira edição de um projeto de extensão realizado por acadêmicos da UTFPR/Toledo com o intuito de propiciar orientação profissional e promover os cursos da área de computação do câmpus perante a comunidade externa, bem como contribuir com a redução da evasão desses cursos nos primeiros períodos. Para isso, foram planejados 20 encontros para introduzir à conceitos computacionais de programação através de dinâmicas de grupo, jogos lúdicos e da consolidação destes conceitos com a linguagem de programação JavaScript. A taxa de evasão dos alunos participantes do projeto foi elevada, pois apenas 50% dos ingressantes concluíram o curso. No entanto, estes mostraram elevado grau de interesse em continuar na área da computação e a serem possíveis ingressantes nos cursos da UTFPR. Os participantes receberam uma base de conhecimento em raciocínio lógico e construção de algoritmos, além de terem apresentado um ótimo desempenho. Também acreditamos que divulgação da UTFPR/Toledo e de seus cursos atingiu seu objetivo, já há pelo menos 15 egressos do projeto que ingressaram nos cursos ofertados pela UTFPR/Toledo.


Palavras-chave


Orientação profissional, Evasão escolar, Linguagem de programação de computadores

Texto completo: PDF