Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), X Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Produção de material didático no contexto de PFOL da UTFPR-CT
CASSIA CORREA THEODORO, Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque

Última alteração: 2020-11-05

Resumo


O presente artigo apresenta uma das práticas desenvolvidas durante a bolsa concedida pelo Departamento de Extensão, que consistiu em um curso intensivo de português para alunos venezuelanos em situação de migração forçada. Para a elaboração de tal curso, foram realizadas reuniões entre alunas e professoras da graduação de Letras Inglês, pertencentes ao Programa do PFOL. Após planejar, elaborar e reunir atividades apropriadas que atendessem à demanda do público, o curso teve uma carga horária total de 15 horas nas dependências da UTFPR-CT. Por fim, para encerrar o curso, foi aplicado um questionário que procurou saber se houve o aprendizado da língua e se as expectativas em relação ao curso foram atingidas, além de buscar entender quais pontos poderiam ser aprimorados para outra edição do curso. A partir dos resultados obtidos pelo questionário final, as respostas dos alunos apontaram que o curso possibilitou não só um contexto formal de ensino aos migrantes, mas também um espaço simbólico para que pudessem exercer sua subjetividade enquanto sujeitos em trânsito, por/a partir de uma língua e cultura distintas da sua materna.

Palavras-chave


Aprendizagem de PFOL. Material didático. Curso.

Texto completo: PDF