Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), X Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Recolhimento, reaproveitamento e encaminhamento correto de lixo eletrônico na cidade de Campo Mourão
Larissa Mansano Alexandre Pereira, Gilson Schiavon Junior, Lais Mansano Alexandre Pereira, Geane Magalhães Reis

Última alteração: 2020-11-22

Resumo


A alta quantidade de lixo eletrônico descartado de forma incorreta no Brasil e no mundo, incentivou o professor Gilson Junior Schiavon a elaboração de um projeto que propõe a arrecadação de resíduos eletrônicos na comunidade e a separação dos materiais encontrados nesses aparelhos. A separação dos materiais é baseada em três tipos diferentes de reaproveitamento: Remanufatura, Desmanufatura e Metareciclagem.

O objetivo do projeto é contribuir com a diminuição do alto índice de volume de lixo eletrônico e outros objetos como vidro, plástico, aço, metal que são descartados de forma incorreta no meio ambiente, além de fazer o descarte de forma correta de todos esses materiais e reaproveitar peças, aparelhos eletrônicos e componentes que estejam em bom estado de reuso, fazendo a doação ou empréstimo dos mesmos.

Nesse projeto o professor conta com, atualmente, cinco alunos que fazem todo trabalho manual da separação, conserto dos aparelhos, extração dos componentes nas placas, e o desmanche dos aparelhos que não conseguem ser reaproveitados.

O projeto além de ajudar o meio ambiente, também agrega aos alunos participantes, pois desenvolvem habilidades com o dessolde de componentes, manipulação de placas e trabalho em equipe.


Palavras-chave


Lixo eletrônico; reaproveitamento; descarte correto.