Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), X Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Estudo da transição para a motorização elétrica de uma aeronave rádio controlada para a competição SAE Brasil AeroDesign
Pedro Wernek Santos, Marcelo Vasconcelos Carvalho

Última alteração: 2020-11-03

Resumo


A motorização elétrica dos meios de transportes é um tema bastante discutido e presente nos dias de hoje. E essa realidade também passou a estar presente na Competição SAE Brasil AeroDesign, no qual foi permitido esse ano a motorização elétrica das aeronaves rádio controladas na categoria regular. Com base nisso, esse trabalho busca avaliar a viabilidade da transição para este tipo de motorização no projeto desse ano da UTFalcon Aerodesign, uma vez que desde a fundação da equipe sempre foi utilizado motores a combustão. Para isso, foram realizados testes de bancada estáticos e dinâmicos com alguns modelos permitidos na competição dos motores elétricos e comparados com o banco de dados de grupos motopropulsores à combustão da equipe para avaliar a viabilidade.

Palavras-chave


Motores elétricos. Aviões. Hélices. Controle remoto.

Texto completo: PDF