Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), X Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Intervenção colaborativa ao discente através do Método das Diferenças Finitas
ANDRE CHIULLO DOS SANTOS, ADILANDRI MÉRCIO LOBEIRO

Última alteração: 2020-11-20

Resumo


A matemática é muitas vezes mal vista pelos alunos do ensino fundamental e médio, devido a dificuldade e abstração dos conteúdos que são apresentados com pouca ou nenhuma aplicação prática. O trabalho apresentado tem como objetivo demonstrar aos discentes de colégios públicos da cidade de Campo Mourão uma aplicação matemática para casos da engenharia utilizando algum método numérico. A ideia era demonstrar matematicamente de forma simples e didática a solução de um problema de temperatura num disco com o uso do Método das Diferenças Finitas aplicado em coordenadas polares e depois utilizar o auxílio de um software computacional para mostrar as soluções do problema desenvolvido. Com o aparecimento da pandemia, a demonstração prática do trabalho nas escolas não foi realizada devido a paralização das aulas e ao distanciamento social. No entanto, a ideia de demonstrar aplicações da teoria aumenta o interesse dos alunos, que deixam de enxergar a matemática de forma simplesmente teórica e abstrata.


Palavras-chave


Matemática. Método numérico. Médoto das Diferenças Finitas.