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Desaceleração do tempo pela arte a partir da fruição do game Life is Strange
Cleverson Willian Honorio, Cristiano de Sales

Última alteração: 2020-10-30

Resumo


O presente trabalho consiste em investigar algumas experiências estéticas contemporâneas que estimulem o efeito da desaceleração da vivência do tempo, dado que este parece ter sido super-acelerado em tempos de super-produtivismo e tecnocracias. Vamos nos debruçar sobre o jogo de computador Life is Strange para, por meio da fruição/jogo, descrever como objetos culturais/artísticos tão importantes à cena contemporânea, a saber, os games, promovem instantes de reflexão, sensibilidade e de decisões intelectuais para quem joga. Partimos da hipótese de que essa submissão do fruidor/jogador a estados mais contemplativos (contrastando com os jogos mais tradicionalmente ligados à lógica estímulo-resposta) implica em experiências de desacelerações de ordem semelhante a outros objetos de arte, como nas artes visuais, poesia e cinema. O repertório teórico inicial será do âmbito do Expressionismo artístico e filosófico.



Palavras-chave


Narrativa; Jogos; Expressionismo; Niilismo.