Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), X Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
O lúdico relacionado ao processo de ensino e aprendizagem em matemática: uma formação consciente.
Filipe Antonio Moscon de Matos, Andre Sandmann

Última alteração: 2020-11-05

Resumo


O ensino da Matemática  em cursos Técnico Integrado em Magistério tem sido insuficiente para a formação pedagógica dos discentes, devido a limitação de técnicas de ensino que busquem abranger vários perfis de aprendizagem levando em consideração materiais que possibilitem o aprendizado de forma mais didática com o uso de objetos e jogos lúdicos aliados dos principais processos de ensino e aprendizagem. Com o intuito de preparar os estudantes para a utilização da matemática em suas práticas futuras e para a vida acadêmica, surgiu a iniciativa de desenvolver uma série de materiais lúdicos, além de promover aulas que visassem revisar e aprofundar conteúdos já vistos pelos mesmos. Baseado nessa metodologia, pode-se obter um aproveitamento satisfatório em relação ao crescimento acadêmico dos alunos e criação de materiais recreativos voltado a aplicação do conhecimento matemático entre os discentes como forma de concretizar a aprendizagem.


Palavras-chave


Ensino médio; Aluno; Magistério.

Texto completo: PDF