Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), X Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Análise do perfil dos participantes dos eventos do projeto de extensão “O uso de jogos de tabuleiro como ferramenta de ensino”
Lívian Pereira Estevam de Oliveira, Maurício Iwana Takano, Luiz Paulo de Souza Lopes, Ariela de Oliveira Holanda

Última alteração: 2020-11-05

Resumo


O projeto de extensão “O uso de jogos de tabuleiro como ferramenta de ensino” da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), tem como objetivo principal desenvolver gradualmente habilidades cognitivas em seus participantes. Para tal, são realizados eventos mensais que reúnem em média 96 pessoas. Os dados obtidos durantes esses eventos são armazenados por um software, o qual foi utilizado como base principal para o desenvolvimento deste trabalho, além de uma plataforma digital sobre jogos de tabuleiro. O presente estudo analisa e correlaciona dados, por meio do método de coeficiente de correlação de Pearson, como a frequência que uma determinada mecânica estão presentes nos jogos de tabuleiro do projeto de extensão pela quantidade de tempo que tal jogo foi utilizado pelos participantes durante os eventos. Em geral os participantes preferem jogos com maior quantidade de jogadores, que sejam simples e com durabilidade razoável, pois costumam emprestar mais de um jogo.

Palavras-chave


Jogos de tabuleiro; Habilidades cognitivas; Correlação de pearson.

Texto completo: PDF