Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), X Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Ensino de ciências para professores e estudantes do ensino fundamental I
ANDREA ROCHA FERREIRA, NATALIA NEVES MACEDO DEIMLING, CESAR VANDERLEI DEIMLING, JAQUELINE JORA DE VARGAS, FRANCIELE JAQUELINE DE ALMEIDA

Última alteração: 2020-11-20

Resumo


Este trabalho tem por objetivo socializar as ações de um projeto de extensão que visa, entre outros aspectos, contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental de escolas da rede pública municipal de Campo Mourão, favorecendo, assim, a troca de experiências entre escola e universidade. Contamos como subsídio teórico a Pedagogia Histórico-Crítica, por meio da qual planejamos as aulas que foram ministradas para as turmas de terceiro ano do Colégio Estadual Monteiro Lobato. Também foi realizada uma visita aos laboratórios de Química e Física da UTFPR, a fim de que os alunos presenciassem a realidade do ambiente onde se desenvolve a Ciência, bem como alguns experimentos interessantes. Devido a pandemia do Sars-Cov-2, o projeto tomou outro rumo, a partir do qual iniciamos a elaboração de vídeos explicativos que enriquecessem o conteúdo de Ciências dos terceiros anos do ensino fundamental trabalhando de maneira remota. Tais vídeos são articulados aos conteúdos abordados pelos professores semanalmente. Consideramos que as diferentes ações do projeto têm contribuído para o interesse dos alunos na disciplina de Ciências, para o enriquecimento dos conteúdos específicos dessa disciplina e para a formação dos professores envolvidos.


Palavras-chave


Ensino de ciências. Ensino fundamental. Educação científica.