Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), X Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Voluntariado em projeto de ensino lúdico: impacto na comunidade e universitários
Kleber Campos VIANA, Antonio Carlos Fernandes da Silva, Lucas Henrique da Silva Coller, Gabrielle Arrigo Calixto

Última alteração: 2020-11-20

Resumo


As ações de extensão universitária possibilitam a aproximação entre academia e sociedade e se desenvolveram como lugar no qual os discentes podem elaborar a práxis da teoria estudada. Este trabalho busca apresentar as práticas consolidadas desde o ano de 2014 pelo Grupo Ensino Lúdico de Lógica de programação (ELLP), projeto de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que vem proporcionando a integração entre a comunidade acadêmica e externa, em prol da educação e inclusão digital, por meio de oficinas que ensinam lógica de programação, informática básica e despertam o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia. Com o relato desta experiencia, espera-se contribuir para a multiplicação de iniciativas semelhantes. Foi elaborado um breve panorama dos impactos positivos que não se restringem aos diretamente beneficiados, mas se estendem aos voluntários. O trabalho continuado e organizado permitiu a emissão de 433 certificados, desenvolvimento cientifico dos voluntários, validação do projeto por instituições externas e melhorias no IDEB.

Palavras-chave


Ensino – Meios auxiliares; Voluntários na educação; Extensão Universitária; Programação (Computadores); Escolas Públicas.