Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), X Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
O uso da linguagem de programação Scratch na criação de exercícios musicais
JULIA ZIMMERMANN CORDEIRO, Priscilla Battini Prueter

Última alteração: 2020-11-05

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo relatar os motivos para a escolha da ferramenta Scratch, os prós e contras de usar essa plataforma para o ensino de música e incentivar o pensamento computacional de quem o produz. Para tal, foi feito um jogo cuja proposta é incentivar a associação do som das notas musicais aos seus nomes utilizando a ferramenta, onde procuramos demonstrar que ela pode servir para educação musical de crianças, jovens ou adultos dependendo de como é utilizada. O jogo foi submetido para teste, num ambiente de controle, para alguns cantores do Coral UTFPR e os resultados são demonstrados aqui neste artigo.

Palavras-chave


Inteligência computacional; Programação; Aprendizagem musical.

Texto completo: PDF