Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), X Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Formação continuada de professores do ensino fundamental I: aspectos teóricos e práticos
JOSE ROBERTO DE JESUS DA SILVA, NATALIA NEVES MACEDO DEIMLING, CESAR VANDERLEI DEIMLING, ADILANDRI MERCIO LOBEIRO, ANGELA MOGNON, CLAUDETE CARGNIN, DIOGO HERON MACOWSKI, THELMA BRANDÃO PRETEL VECCHI, VIVIANE COLUCCI BOROMELO

Última alteração: 2020-11-05

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de uma ação de extensão vinculada ao projeto “Formação continuada de professores do ensino fundamental I: aspectos teóricos e práticos”, o qual objetiva contribuir com a formação e a prática pedagógica de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, oferecendo-lhes subsídios teórico-práticos e sugestões para o trabalho com tópicos de conteúdo dessa etapa da escolarização básica. Nessa ação de extensão em particular foi desenvolvido entre os meses de abril e novembro de 2019 um curso voltado ao ensino de matemática, no qual foram abordados os tópicos de conteúdos presentes no planejamento municipal para a disciplina de matemática dos cinco primeiros anos do ensino fundamental e que os professores, em um levantamento inicial sobre suas necessidades formativas, revelaram ter mais dificuldades. Ao longo do curso, foi possível observar mudanças no comportamento e na aprendizagem dos professores, os quais compreenderam a importância do domínio do conhecimento específico e de sua articulação com os saberes pedagógicos para o ensino de matemática no ensino fundamental. Consideramos que esse projeto atingiu seu objetivo, contribuindo com a formação e a prática pedagógica dos professores de Matemática do ensino fundamental I e, indiretamente, com a aprendizagem dos estudantes dessa etapa da escolarização.

Palavras-chave


Formação de professores; Ensino de matemática; Ensino fundamental.

Texto completo: PDF