Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), X Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Abordagem diferenciada no Ensino de Ciências Exatas na Escola Pública
LEANDRO LIMA AQUINO, ANDRÉ SANDMANN, MATHEUS LIMA AQUINO

Última alteração: 2020-11-05

Resumo


O sistema escolar brasileiro passa por constantes transformações, buscando um melhor rendimento para os protagonistas do ensino básico (professores e alunos), nesse sentido projetos de extensão universitária voltados para a educação podem contribuir positivamente para a sociedade. No presente trabalho realizou-se um projeto de extensão com objetivo central de auxiliar os alunos da rede pública de ensino no processo de crescimento acadêmico. Para isso foram realizados encontros com professor-orientador e universitários extensionistas, com o intuito para analisar o conteúdo do ensino básico e posteriormente a elaboração de material didático mais atrativo. Em outro momento foram produzidas aulas em um colégio estadual no município de Medianeira, para os alunos do ensino de médio, abordando uma metodologia diferenciada para atrair maior interesse dos alunos. O projeto evidenciou algumas dificuldades no processo de ensinoaprendizagem no que tange assuntos de ciências exatas, demonstrando a necessidade de projetos como esse. A partir de consultas realizadas à equipe pedagógica verificou-se uma melhora e maior interesse dos alunos em sala de aula no que tange as matérias de ciências exatas.

Palavras-chave


Ciências exatas; Metodologia de ensino; Crescimento intelectual.

Texto completo: PDF