Última alteração: 2020-12-02
Resumo
Este trabalho relata o processo de elaboração, desenvolvimento e avaliação de unidades didáticas construídas, de forma colaborativa, utilizando como norteador os eventos instrucionais de Gagné, durante um curso de formação continuada de professores de Ciências. Para a produção das unidades didáticas, os professores tiveram que definir e estudar um conteúdo que evitavam trabalhar, suprindo de certo modo alguma lacuna que tiveram em sua formação inicial, ou que gostariam de trabalhar, mas ainda tinham insegurança. Ao analisar as unidades didáticas produzidas, concluímos que ao colocar os professores na condição de produtores e avaliadores de unidades didáticas, o curso de formação continuada ora relatado contribuiu, em certa medida, para mudanças na prática docente dos envolvidos. Sugerimos que, a nucleação de grupos colaborativos formado por professores e/ou outros profissionais da Educação, para realização de formação continuada deve ser estimulada, de forma a romper com o modelo de formação continuada tradicional, no qual os professores saem das unidades de ensino em que atuam e buscam na universidade uma complementação de possíveis lacunas de formação.