Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), X Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de um robô inclusivo e educativo de baixo custo baseado no conceito STEAM
Luís Henrique Beltrão Santana, Mariana Antonia Aguiar-Furucho, Rogerio Akira Furucho, Marcelo Fernandes da Costa

Última alteração: 2020-11-20

Resumo


No Brasil, mais de 50 milhões de pessoas são analfabetas ou possuem aprendizado inadequado em português e matemática. Pesquisadores da área de neurociências tem apontado melhorias na aprendizagem de crianças através de intervenções educacionais inovadoras, que incluem, entre outras, os robôs educativos. Infelizmente, para a maioria da população brasileira, o acesso a este tipo de recurso pedagógico torna-se inviável devido aos altos investimentos e à falta de computadores para programação. Assim, este projeto tem como objetivo desenvolver um robô educativo sustentável, de baixo custo, atrelado ao conceito de STEAM, que não precise de programação e que possa ser construído e utilizado por escolas de todos os orçamentos. Com base nos requisitos definidos foi desenvolvido um robô baseado na plataforma Arduino, que utiliza manufatura aditiva e elementos artesanais, além de componentes eletrônicos de baixo custo. Visando a educação inclusiva de crianças com deficiência visual, foram desenvolvidas etiquetas em braile e sinais sonoros para cada botão de controle. Através deste projeto foi possível constatar que iniciativas que proponham tornar acessível a robótica educacional a uma maior parcela da população, incluindo portadores de necessidades especiais, podem ser viáveis e factíveis desde que projetadas com requisitos corretamente levantados e cronograma atentamente observado.

Palavras-chave


Robótica; Automação - Aspectos econômicos; Tecnologia educacional; Educação inclusiva