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Desenvolvimento e análise de rigidez de um chassi para veículo Fórmula SAE elétrico
EDUARDO AUGUSTO LOHMANN DALO, FREDERIC CONRAD JANZEN, JADER TAVARES LIMA

Última alteração: 2020-10-28

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar a metodologia utilizada em uma área de chassi de uma equipe de Fórmula SAE Elétrico, que demonstra os principais procedimentos para o projeto de um chassi tubular. Os objetivos são a redução de peso, a facilidade de adequação com os demais subsistemas e a alta rigidez. Nele será possível entender quais os principais inputs para modelar e dimensionar um projeto de chassi, sua ligação com o regulamento da competição SAE, abordando a importância da ergonomia do piloto, a otimização de espaço e a adequação de posicionamentos dos demais subsistemas. Além disso, é relatado as decisões e resultados obtidos, como, materiais a serem utilizados, tipos de tubos com suas espessuras e validação estrutural da rigidez torcional do chassi utilizando método dos elementos finitos.

Palavras-chave


Método dos elementos finitos; Análise estrutural (Engenharia); Veículos elétricos

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