Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), X Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Massa e energia: aprendendo que a energia é “massa”
Guilherme Airam Henz Ferreira Dias, Karla Silva, Ashley Uchoa, Miguel A. B. Gonzaga, Estevam H. P. Brandão, Sergio C. Da Silva, Leonardo G. Ribeiro

Última alteração: 2020-11-05

Resumo


A física é tradicionalmente tida como complexa e abstrata, uma vez que aborda temas considerados abstratos, como conversões energéticas. A montagem de módulos práticos e simples promove a transmissão e fixação de conceitos essenciais tanto aos estudantes do ensino básico (ciências), sendo ainda uma forma de atrair e instigar estudantes à Engenharias. Assim, o presente trabalho promoveu a montagem de um micro gerador eólico para transformação em energia luminosa, além da proposta de uma “onda de jujubas” onde se visualiza a propagação e efeitos interativos de energias propagadas pela matéria. Sendo a engenharia um ramo profissional extremamente prático, envolvente e desafiador, pretende-se extender futuramente a proposta ao estudante do final dos cursos de engenharias, como exercícios para projeção de ideias novas e sustentáveis no setor energético, integrando conhecimentos adquiridos ao longo do curso, sendo elegíveis para isso as unidades curriculares de Instrumentação Industrial, Projetos, Ciclos Termodinâmicos e Refrigeração. Em última análise, esse projeto atraiu o interesse de jovens ao tema energia, além de cumprir o papel da universidade de retribuição social.


Palavras-chave


Energia; Educação; Ondas

Texto completo: PDF