Tamanho da fonte:
Formação inicial de professores de Ciências Biológicas e desenvolvimento de um aplicativo: um diálogo entre a extensão, o ensino e a pesquisa
Última alteração: 2020-11-20
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar os resultados parciais do desenvolvimento de um projeto envolvendo a formação inicial de professores em Ciências Biológicas e a construção de um aplicativo (aplicativo inquiry) no diálogo entre a extensão, o ensino e a pesquisa. Assim, apresenta-se as principais ações em dois momentos. No primeiro momento mostra-se a intervenção realizada pelos acadêmicos na comunidade como resultado do processo de discussões na formação inicial de professores. Já o segundo momento apresenta o processo de desenvolvimento do aplicativo. Os principais resultados mostram que as ações realizadas favoreceram a promoção do ativismo sociocientífico dos futuros professores por meio de práticas educativas investigativas e interdisciplinares. Essa abordagem proporcionou o diálogo entre a universidade-escola-comunidade. Tal aplicativo poderá ser utilizado por formadores de professores de Ciências, estimulando a utilização de dispositivos móveis (tablet e smartphone) na educação.
Palavras-chave
Formação inicial de professores; Extensão; Ensino de Ciências; Aplicativo móvel