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Viabilidade da proteção do CVT em material compósito em um protótipo Baja
Última alteração: 2020-10-29
Resumo
Este artigo apresenta o estudo e desenvolvimento teórico da proteção do CVT (Continuous Variable Transmission) de um veículo Baja em material compósito, com o objetivo de diminuir o peso do carro e ao mesmo tempo garantir que suas propriedades mecânicas não sejam alteradas. Para isso, foi consultado o regulamento SAE Brasil, além de terem sidos realizados ensaios de impacto com a fase reforço de fibra de carbono, fibra de vidro e híbrido com matriz de resina epóxi, e por último uma análise no software Ansys da transferência de calor do CVT para a capa em três diferentes proteções: fibra de carbono, fibra de vidro e aço 1020, sendo o último utilizado atualmente pela equipe para compor a capa do CVT. Com esses estudos, foi possível compreender que tanto a fibra de carbono quanto a fibra de vidro podem substituir o aço 1020 referente a resistência ao impacto. Porém em relação ao desempenho térmico, a fibra de vidro se mostra superior, apesar disso, ainda há a necessidade da utilização de um sistema de arrefecimento de ar.
Palavras-chave
CVT; Proteção; Capa.
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