Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

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Tempos de investigação e confinamento em escolas municipais e colégios estaduais
Maclovia Correa da Silva, Marcia Regina Rodrigues da Silva Zago

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


Este texto trata de uma ação extensiva feita durante a pandemia da doença Covid-19, no ano de 2020, na modalidade a distância, para estudantes de escolas públicas. Houve distanciamento e isolamento social, e professores, estudantes e famílias, os quais interagiram pelos meios de comunicação virtuais, telefones, televisão e computadores. O uso intensivo dos lares, o aumento de pedidos de comidas prontas, embaladas, compra de produtos industrializados para higiene e alimentação agravaram o quadro do descarte incorreto de materiais recicláveis. A Organização das Nações Unidas, em 2017, lançou o projeto Mares Limpos, para evitar que nos mares, nas próximas décadas, existam mais plásticos do que peixes. Nossa ação corrobora esta ideia, pois trata da percepção individual e familiar da produção dos resíduos sólidos urbanos nos lares, aliada às práticas do estudante enquanto jovem cientista o qual experiencia a observação, coleta e análise de dados. As coordenadoras e estudantes de graduação voluntários, usaram a metodologia qualitativa para criar materiais didáticos ilustrativos e educativos, e contextualizar o tema de modo didático-pedagógico. As atividades propostas foram interdisciplinares e transversais, alcançando resultados satisfatórios tendo em vista o contexto de reclusão e das novidades trazidas para o processo ensino e aprendizagem.


Palavras-chave


ação extensiva; investigação e confinamento; modalidade a distância.

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