Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Atividades sobre Códigos Corretores de Erros no Ensino Médio
Jessé Pires Barbato Rocha, Érika Patrícia Dantas de Oliveira Guazzi

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


Este projeto de extensão procurou estabelecer uma relação entre conteúdos dos ensinos médio e superior e aplicações no cotidiano das pessoas, por meio dos códigos corretores de erros. Assim, confeccionaram-se três vídeos para alunos de ensino médio de escolas públicas com o objetivo de divulgar o estudo de códigos corretores de erros, e um material digital (utilizável como ferramenta de ensino), para instigá-los da importância de conteúdos matemáticos básicos nas aplicações cotidianas. Igualmente, buscou superar as dificuldades existentes na formação acadêmica dos alunos do ensino superior por meio de uma formação complementar, ao abordar algumas ferramentas matemáticas comumente não estudadas nas matérias obrigatórias do currículo. Juntamente com os saberes adquiridos nas disciplinas obrigatórias, trabalhou-se com os códigos corretores de erros tanto em nível acadêmico quanto em nível mais básico para divulgação nas escolas. Acerca dos alunos do ensino médio, almejou-se apresentar conteúdos matemáticos por meio de outras abordagens, as quais possibilitaram instigá-los e apresentar uma vivência diferente da matemática com seu cotidiano. Consequentemente, espera-se que os alunos tenham sido impactados positivamente por meio deste projeto, a fim de maior motivação nos estudos e, de forma geral, na sua formação cidadã.

Palavras-chave


Códigos; Erros; Ensino Médio

Texto completo: PDF