Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Acionamento para motor de tração de um protótipo de veículo elétrico de alta eficiência energética
Letícia Balbinotti, Eduardo dos Santos Junior, Everton Trento Junior, Diogo Ribeiro Vargas

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


Apesar dos primeiros veículos elétricos serem de 1899, apenas em 1997 houve o primeiro sucesso comercial desse tipo de veículo. Parte disso devido ao amadurecimento de tecnologias, como o advento da eletrônica de potência (na década de 1960) e a intensificação de pesquisas em acionamento e controle de motores elétricos. Parte pelos, ainda, altos custos de baterias e a baixa capacidade de armazenamento de energia, ou seja, baixa densidade energética. Esse cenário vem mudando anualmente, com novas tecnologias e empresas no ramo. Este artigo apresenta parte do desenvolvimento de um protótipo de veículo elétrico, desenvolvido pela equipe Tubarão Branco da UTFPR câmpus Pato Branco. Sendo focado no inversor trifásico para o acionamento de um motor, do tipo corrente contínua sem escovas, para a tração do protótipo. Em um primeiro momento é detalhado o funcionamento e as características do motor e em seguida o desenvolvimento da estratégia para acionamento desse. São apresentados resultados experimentais de ensaios com carga realizados em laboratório, avaliando principalmente a eficiência desse acionamento.

Palavras-chave


Eficiência Energética; Inversor trifásico; Motor elétrico; Veículo Elétrico;

Texto completo: PDF