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Um jogo sério para a conscientização da importância das florestas destinado à deficientes intelectuais
Luan Leme Silva, Simone Nasser Matos

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


Anomalias climáticas, cada vez mais evidenciadas, revelam a necessidade da criação de medidas para a contenção do desmatamento; sendo uma delas, ferramentas que promovam a conscientização da Educação Ambiental. Jogos sérios são ferramentas eficazes para a transmissão de conhecimentos em qualquer área, e a busca por jogos relacionados a Educação Ambiental indicou uma carência de produtos sobre este tema. Esse artigo apresenta a aplicação dos elementos de um jogo sério desenvolvido para estudantes com deficiência intelectual (DI) que visa explicitar a importância da preservação das florestas. Os elementos de jogos sérios usados foram o desbloqueio de nível, narrador visual e feedback constante. O jogo denominado de “Querida Floresta” é dividido em três atividades: aprendizagem indireta; narrativa focada no ensinamento do tema e quiz para fixar conhecimentos e avaliar a aprendizagem. Como resultado se tem um jogo que ensina conteúdos relacionados aos objetivos do desenvolvimento sustentável e atende as características das pessoas com DI.

Palavras-chave


Jogos sérios; Sustentabilidade; Deficiência intelectual

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