Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Game como recurso didático para auxiliar o aprendizado da tabela periódica
HENRIQUE XAVIER FONSECA DOS SANTOS, DÉBORA ALINE BINOTTO, IZABELA TEIXEIRA, ADMIR BAGGIO JR, LUCAS VIEIRA BARTIKO, PEDRO HENRIQUE SOCCIO ELLER, SOLANO SANTOS DE LIMA

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


A inserção de tecnologias de comunicação e informação para realizar o processo de ensino e aprendizagem das novas gerações é uma realidade no meio acadêmico. Porém, é evidente a dificuldade de acesso à tecnologia, especialmente nas escolas da rede pública. Com o objetivo de auxiliar o aprendizado da tabela periódica, ferramenta fundamental no ensino de química, um game didático foi idealizado e está sendo desenvolvido para implementação em escolas públicas de ensino médio de Pato Branco. Sob a narrativa de que um portal para o mundo quântico se abriu devido a um acidente ocorrido com o acelerador de partículas, o jogador completará a tabela periódica com seus elementos e retornará à terra quando cumprir esse desafio ao responder corretamente as questões, contando com dicas disponibilizadas em cada fase. Tais questões envolvem situações cotidianas e aplicações dos elementos químicos junto a combinação da narrativa do jogo. Utilizando os softwares Blender e Unity, foi criada a ilha principal do jogo, com uma tabela periódica, um personagem de modelo humanoide e as animações de movimento do mesmo. Assim, incluir jogos digitais com elementos imersivos, sociais e interativos pode impactar positivamente para uma educação cada vez mais inclusiva e eficiente.

Palavras-chave


Aprendizado, jogos digitais, tabela periódica.

Texto completo: PDF