Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Tecnologia Social no ensino fundamental por meio de um guia didático aos docentes
Isabeli Barbosa Bannach, Natalia de Lima Bueno Birk, Ana Cristina Franzoia Moss, Márcia Gregorio Nakashima

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


Este trabalho tem por objetivo relatar o desenvolvimento de um guia didático que apresenta a temática Tecnologia Social (TS) para professores do ensino fundamental. Este foi desenvolvido como parte do Edital 38/2020 - PROGRAD: Programa de apoio ao desenvolvimento de recursos educacionais abertos na graduação da UTFPR - áreas transversais, durante o ano de 2021. O guia didático foi elaborado com o intuito de discutir aspectos teóricos-metodológicos referentes à integração da TS como norteadora na prática pedagógica de docentes da educação formal. Nesse sentido, apresenta conceitos básicos de tecnologia, a relação entre TS e educação, organizando-se em torno de temas específicos que podem ser trabalhados em sala de aula, os quais possuem enfoque nos princípios da educação democrática, na diversidade, inclusão, democratização da informação por intermédio das novas tecnologias, saúde física e mental, acesso à leitura, sustentabilidade a partir de uma concepção de educação ambiental, economia solidária, alfabetização científica, popularização da ciência e tecnologia e cultura da paz, que demonstram a participação dos sujeitos no processo de construção de técnicas, projetos ou recursos, além da possibilidade de integração com a comunidade local.

Palavras-chave


Tecnologia Social; Guia didático; Ensino fundamental

Texto completo: PDF