Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
ENSINO LÚDICO DA MATEMÁTICA COM O SCRATCH.
ANA CAROLINA DOS SANTOS DIONISIO, MICHELE CRISTINA VALENTINO, ALISSON LUCAS DE SOUZA, BEATRIZ LEOPOLDINO APARECIDA DA SILVA, LUCAS GABRIEL RIBEIRO DE SOUZA, LUIZ OTÁVIO FERNANDES

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


A importância do desenvolvimento desse projeto é dada por meio do reconhecimento do progresso científico e tecnológico em que a sociedade está vivenciando e como de conhecimento os grandes desafios em diversos fatores que as escolas têm enfrentado ao lidar com os alunos. Fazendo se necessário os educadores encontrar maneiras de integrar a tecnologia na sala de aula. Com isso, a importância de articular novas estratégias para o ensino da Matemática. Nessa perspectiva, o principal objetivo deste projeto realizado por professores, alunos e colaboradores da UTFPR-CP é propagar a UTFPR para a comunidade e região de Cornélio Procópio, e inspirar os estudantes da licenciatura em Matemática da UTFPR-CP na docência, e complementar sua educação por meio da programação lúdica da linguagem Scratch. Assim, sendo possível ensinar importantes conteúdos matemáticos para os alunos. Onde esses conteúdos aparecem nos códigos, jogos e animações. E com o atual cenário de pandemia COVID-19, e suas adversidades, o projeto foi concentrado na produção de materiais didáticos para o ensino da programação, e também foi ofertado um minicurso para poder identificar maiores dificuldades na utilização dessa linguagem de programação.


Palavras-chave


MATEMÁTICA; SCRATCH; ENSINO LÚDICO

Texto completo: PDF