Tamanho da fonte:
Reflexões na elaboração de material didático: Biodiversidade e polinizadores
Última alteração: 2021-10-19
Resumo
Nos últimos anos, observa-se a demanda crescente por discussões ambientais nas escolas, esta que encontra-se diretamente relacionada a evidenciação dos problemas socioambientais. Diante disso, a Educação Ambiental apresenta-se como imprescindível para formação do cidadão adepto da sustentabilidade e capaz de pautar suas decisões por argumentos científicos. Nesse sentido, o trabalho aqui relatado faz uso dos processos da polinização e da diversidade de polinizadores, para o aproveitamento educacional em diferentes meios. Também são apresentadas algumas possibilidades para o ensino significativo na biologia do ensino médio e ciências naturais do ensino fundamental. Entre os meios utilizados, destacam-se o caderno educacional digital focado em biodiversidade, o projeto de horta na escola para observação de polinizadores e a caixa didática de abelhas nativas sem ferrão. São relatados por meio deste, os procedimentos utilizados e a literatura consultada, bem como explicitadas as perspectivas do aluno e do professor em todas as etapas do trabalho; objetivando contribuições para a comunidade, em geral, e o corpo docente especialmente.
Palavras-chave
Educação Ambiental; Ensino – Metodologia; Sustentabilidade e meio ambiente; Abelhas sem ferrão
Texto completo:
PDF