Tamanho da fonte:
Clube de Ciências Virtual: uma parceria entre universidade e escola
Última alteração: 2021-10-19
Resumo
Surpreendidos por uma nova realidade social e educacional imposta pela pandemia da Covid-19, os educadores foram desafiados a repensar ambientes, tempos e formas de ensinar e aprender. Como promover um espaço educativo não-formal na área de Ciências, mantendo o distanciamento social? Quais as possibilidades? Os obstáculos? Um Clube de Ciências Virtual pode se constituir como espaço de conhecimentos e atitudes como interesse, curiosidade, criatividade e reflexão sobre assuntos relativos à Ciência e à tecnologia? São essas as questões que mobilizaram a implementação de um projeto extensionista, em uma parceria entre a UTFPR e o IFPR. Os participantes foram uma acadêmica do Curso de Licenciatura em Biologia da UTFPR, dois acadêmicos do Curso de Licenciatura em Química do IFPR e estudantes do Ensino Fundamental II, de quatro escolas estaduais ligadas ao Núcleo Regional de Irati. Os resultados apontam que o Clube Virtual, embora apresente limitações relacionadas às possibilidades de interação social e práticas experimentais, configurou-se como espaço alternativo de aprendizagem, contribuindo para instigar a curiosidade epistemológica, a criatividade e a reflexão sobre as relações entre ciência-tecnologia-sociedade entre os estudantes do Ensino Fundamental II. Além disso, contribuiu para a formação acadêmico-profissional de licenciandos em Química e Biologia.
Palavras-chave
Clube de Ciências virtual. Alfabetização científica e tecnológica. Projeto extensionista.
Texto completo:
PDF