Tamanho da fonte:
Produção de vídeos para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Última alteração: 2021-10-19
Resumo
Com a pandemia de COVID-19, a adoção do ensino remoto emergencial fez surgir a necessidade de o professor adaptar seu trabalho para os ambientes virtuais. A partir de então, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) se mostraram como uma possibilidade para conduzir essa mudança. Frente a esse cenário, o presente estudo tem por objetivo apresentar os resultados de uma ação de um projeto de extensão universitária para a formação de professores de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A ação consistiu na elaboração de vídeos com conteúdo científico de Ciências para turmas de terceiros anos do Ensino Fundamental. A fim de fundamentar a produção desses recursos, nos valemos da Pedagogia Histórico-Crítica. Os resultados mostram que os materiais audiovisuais contribuíram para a redução dos impactos negativos do ensino remoto na aprendizagem dos estudantes e no trabalho didático-pedagógico dos docentes parceiros do projeto. Ademais, este projeto de extensão tem contribuído para estreitar a relação entre escolas e universidade.
Palavras-chave
Ensino de Ciências; Ensino Fundamental;TDICs
Texto completo:
PDF