Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Fundamentos de programação de computadores para alunos do ensino médio: um relato
Jefferson Gustavo Martins, Luiz Gustavo Weber Thums, Luís Fernando Mariotti Paiva, Matheus da Costa Varela, Rafael Kenzo Furuta Iijima, Kelly Chapla, Tatiany Mottin Dartora, Rosane Fatima Passarini

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


Este artigo apresenta o projeto de extensão da UTFPR/Toledo com o intuito de propiciar orientação profissional e promover os cursos da área de computação, bem como contribuir com a redução da evasão desses cursos nos primeiros períodos. Para isso, são introduzidos conceitos computacionais de programação através de dinâmicas de grupo, jogos lúdicos e da consolidação destes conceitos com a linguagem de programação JavaScript. Contudo, devido à pandemia provocada pelo Corona vírus (COVID-19), o projeto não pode ser executado conforme planejado e os acadêmicos têm se dedicado em tempo integral à reestruturação dos métodos e materiais. As etapas executadas contribuíram muito para o aprendizado dos acadêmicos e para a continuidade (quando possível) do projeto, pois muitas das atividades realizadas têm contribuído para o aprimoramento inclusive das estratégias do projeto. Embora o projeto tenha sido paralisado diante de impossibilidade de realizar os encontros com os alunos do ensino médio e, até mesmo, antes do processo de divulgação do projeto junto à comunidade escolar, os materiais já estão prontos para a execução de uma próxima edição.


Palavras-chave


Orientação profissional, Evasão escolar, Linguagem de programação de computadores

Texto completo: PDF