Portal de Eventos Científicos da UTFPR (EVIN), XI Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR

Tamanho da fonte: 
Projeto de veículo de alta eficiência energética conceito urbano para cadeirante
Gustavo Feijó de Souza, Luiz Carlos Martinelli J

Última alteração: 2021-10-19

Resumo


Este artigo tem por finalidade desenvolver um protótipo para competir na categoria conceito urbano da Shell Eco-Marathon no Brasil, que é uma categoria onde o protótipo deve ser mais adequado para andar na rua diferente da que a equipe Pato a Jato compete hoje em dia. Visando a acessibilidade para que qualquer pessoa com algum tipo de deficiência motora nas pernas possa pilotar o protótipo foi desenvolvido atendendo a todas as necessidades que o mesmo venha a ter. Partes importantes como a estrutura que é responsável por desenvolver toda as partes estruturais do protótipo foi pensada de um jeito que o piloto não sofra de nenhuma maneira para poder entrar no mesmo, foi desenvolvido um sistema de banco giratório onde o piloto conseguira virar todo o sistema para poder se locomover para fora e para dentro do conceito urbano sem o auxílio das pernas. Partes como o powertrain responsável pela movimentação do carro foram pensadas visando esse aumento de peso e adequando-se a proposta inicial que é a eficiência energética.

Palavras-chave


Protótipo, estrutura, powertrain

Texto completo: PDF